Phil Dunne é um daqueles artistas digitais incríveis que sempre queremos acompanhar e saber das novidades. Ele sempre nos surpreende com suas peças, talento e criatividade. Nós já mencionamos o trabalho e as idéias de Phil por aqui algumas vezes em: Entrevista eShowcase com o Grande Ilustrador Phil Dunne, A Desing is Finished when... 23 Pro Designers' Opinions e Inspiração: Dicas e Segredos de 11 Artistas Digitais Famosos. Agora vamos mostrar o processo criativo de uma de suas obras de arte,Heist.

Além do talento, Phil é sempre muito atencioso! Quando falei com ele sobre a possibilidade de fazermos o post sobre o processo criativo de um de seus trabalhos, ele não apenas concordou como ficou muito empolgado com a idéia. Então aqui estamos, mostrando os passos de sua criação,Heist.

Aproveite e visite também o portfolio incrível de Phil Dunne, Love The Robot.

Aproveite...

Agora deixo vocês com o trabalho e as palavras de Phil!

Quando começo a trabalhar em um ilustração, sempre tenho um rascunho dela no meu caderno de rascunhos. Carrego um caderno de rascunhos sempre comigo para poder esboçar as idéias que aparecem na minha cabeça. Eu deixo o caderno no lado da minha cama, pois geralmente tenho boas idéias quando estou indo dormir e quando acordo. Sempre deixo também uma caneta com o caderno para que eu possa desenhar minhas idéiasrapidamente, assim que aparecem. Sempre faço anotações no lado dos rascunhos pois na minha cabeça já planejo as cores, as layers e os efeitos que farei depois no Photoshop.

Image selected for The Creative Process of Phil Dunne's Masterpiece Heist

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Gosto de deixar alguns gigabytes do meu hard drive para um caderno de rascunho digital. Esse caderno digital é uma pasta cheia de jpegs, tiffs, pngs, scans, urls e imagens e coisas da internet que acho inspiradoras, como uma foto de moda, um site legal ou algum anúncio. Também pego bastanteclippings de revistas e livros e faço milhares de fotos com a câmera do meu celular, como graffiti, texturas das ruas e espaços urbanos para usar como referência para minhas ilustrações. Na imagem abaixo tem algumas das imagens que me inspiraram para fazer essa ilustração. Acredito que tenha sido altamente influenciado porHeath Ledger e sua grande interpretação em Dark Knight, e pelo meu personagem favorito DC Comic: o coringa. Quis criar algo dark e misterioso; temperamental e sombrio...algo que não havia feito antes.

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Outra grande inspiração foi essa cena de Heath Ledger...

Como o embed não está disponível, segue o link da cena.

O conceito da peça 'Heist' era sobre um artista lutando para ficar na sua carreira mas que não tem dinheiro pra isso. Antes de desistir da carreira, que é sua verdadeira paixão, ele sucumbe aounderworld e decide roubar e jogar para pagar por sua arte. Essa ilustração foi originalmente uma peça pessoal, mas depois decidi enviá-la para o pacote Depthcore chamado 'Heist.' Eu geralmente fico alguns dias trabalhando em uma ilustração. Quando penso que está quase pronto, largo um pouco a imagem e volto a ela uns dias depois, apenas para adicionar os toques finais e algunshighlights ...é bom dar a você 'olhos frescos' ao ver seu próprio trabalho. Eu também trabalho com os conceitos antes de finalizar a peça, como abaixo, você pode ver onde eu queria chegar com a ilustração com essa nunca antes exibida ilustração conceito:

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Antes de começar, eu separo as imagens e peças que vou precisar para trabalhar. Para essa peça, eu coloquei uma camada de cartas miniatura no scanner e encontrei uma fotografia antiga que usei para a imagem principal, usei o verso da foto.

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Então eu trabalho na ilustração principal. Rascunho o rosto do personagem usando um conjunto de lápis técnicos do 4H ao 2B. Eu trabalho em grandes proporções, em A3, para ter a quantidade certa de detalhes que preciso. Levo um bom tempo desenhando, é importante que eu faça tudo com calma e da maneira certa. Se o desenho não se parece com a idéia que tenho em mente, eu rasgo e começo de novo. Os olhos, nesse caso, são o foco principal da imagem, então me concentro para fazer o temperamento e a intensidade que quero.

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Quando o desenho está pronto, eu passo ele para o Photoshop em alta resolução, algumas vezes algo como 600dpi. Eu limpo a imagem delicadamente com a clone tool e ajusto o brilho e o contraste dela, para dar um look mais antigo.

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Você pode ver a diferença do scan original para a imagem final:

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E é aqui que começo a 'Photoshopar' tudo! :D

Uso um Wacom tablet, Intuos3 A4. Qualquer um que considere ser um artista digital deveria comprar um, eles são um ótimo investimento, eles aceleram o workflow e você pode adicionar muitos detalhes e toques pessoais nos seus trabalhos com essa ferramenta. Eu trabalho o tempo todo com o Photoshop CS4, não uso nenhuma versão pirata ou downloads ilegais. Comprei minhas versões do Creative Suites, sempre fiz assim e sempre farei. É melhor estar sempre atualizado com a última versão do Photoshop. Aprenda o atalho do teclado para Salvar!!! Isso salvou minha pele algumas vezes, eu pressiono o atalho sempre que crio uma novalayer ou adiciono alguma coisa. E mantenha todas as suas imagens como multi layered .psd file. Elas serão grandes mas você poderá voltar a elas e ver como fez o blend de alguma cor ou como criou algo específico. Na imagem abaixo, você consegue ver onde eu adicionei os scans das cartas e ajustei o brilho e o contraste. A layer das cartas está com em normal blending mode, pois vou adicionar todos os outros efeitos nas layer acima dela. Adicionei 2 layers de spray paint brushes que criei e configurei para color burn blending mode, a cor que usei foi azul escuro de um 'full saturation colour pallette'. Também adicionei uma pequena quantia de sprays vermelhos para dar mais balanço a imagem e para combinar com as cartas. Adicionei então a imagem da fotografia antiga, que será o background do desenho. Ajustei o brightness/contrast para ressaltar o look da foto e adicionei alguns respingos de cor e sujeira. Adicionei também um leve drop shadow na layer que me deu um efeito bacana nas cartas. Sempre brinque um pouco no Photoshop enquanto trabalha, o número de erros que cometi em peças finais é incontável a essa altura do campeonato.

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Agora adiciono meu desenho, que é ajustado para 'Multiply' blending mode. Geralmente tiro o desenho da página, mas deixei na página para dar uma qualidade mais dark. Então eu giro e ajusto a layer do desenho até que fique legal!

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Cor!!!!! A cor é sempre a parte mais importante de uma ilustração. Na minha opinião ela pode fazer o desenho acontecer ouapagá-lo. Você precisa selecionar swatches de cores que sejam vitais para o conceito que está fazendo. Escolha mais ou menos 10 cores e fique com elas. Você pode acabar nem usando todas. NoPhotoshop CS4, uso o Luminosity Full Saturation set de swatches. Essas cores dão ao meu trabalho um look único e fazem com que fique nítido na tela. Começo então a adicionar as cores flat no desenho, em uma layer normal com mode ajustado em 40% de opacity (opacidade). Adiciono então outro set de cores flat em outra layer, mas essa deixo como multiply blending mode. Assim tenho luz e sombras e eventualmente parece mais tonalizada.

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Highlights! Aqui é onde a imagem começa a parecer uma imagem acabada. Mas não se engane pensando isso ;D Adicionei outra layer, ajusto para normal blending mode em 55% para adicionar o branco aos olhos do personagem, os highlights das roupas e do cabelo dele. Como disse antes, queria um coringa misterioso, algo diferente do que já tinha feito. Adicionei outralayer para a ilustração, para escurecer os olhos e deixar os tons da imagem mais fortes.

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Adicionei então sprays de cores mais claras e extra grit em layers separadas para deixar a imagem ainda mais legal. Então eu paro!!!! Aqui é onde eu me desligo um pouco da peça e deixo ela por um dia ou mais para depois voltar. Dependendo do deadline você pode não ter esse tempo, então se afaste da imagem pelo menos por algumas horas! Sempre volto para as idéias originais e inspirações que tive para a peça, volto ao meu caderno de rascunho e as minhas anotações para ver onde queria chegar com a peça.

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Então volto ao arquivo, com tudo intacto, e começo a adicionar os toques finais. Deixo o branco mais branco e adiciono detalhes, como o mapa na parte de baixo da imagem.

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E agora temos a peça final. Fiquei tão feliz com ela, é provavelmente a melhor ilustração que fiz. Quando crio minhas peças e as coloco na internet e no blog, sempre gosto de ver o feedback das pessoas para ver o que funcionou e o que não funcionou em uma ilustração. Sempre tento aprender com as críticas e ver quais são as partes boas que posso manter em uma próxima ilustração.

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Look Final:

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About the author of this post

I'm Gisele Muller, someone who loves communication, design, creativity, technology and everything in between. A brazilian current living in San Francisco Bay Area, USA. Twitter user: @gismullr