Estudo de Caso: Embalagem do Doritos

O que começou como um projeto de escola passou a ser um sério conceito de uma nova embalagem para o Doritos. Nas mãos criativas do estudante e designer Peter Pavlov, tudo é feito por uma razão e aqui você vai ver tudo sobre um projeto de design de embalagem. E aproveite para deixar um comentário com sua opinião sobre o projeto.

O projeto começou como um exercício na escola onde eu deveria trabalhar em um open-brief passado pela YCN (http://www.ycnonline.com/). No começo da minha pesquisa sobre o projeto, analisei o que faz o Doritos ser diferente da concorrência. O resultado foi óbvio: seu formato e textura. Então esse foi o ponto inicial do design. Comecei a olhar para tudo que tivesse forma triangular. A primeira coisa que chamou minha atenção foi o tetraedro, usado na famosa embalagem TetraPak (http://bit.ly/hv9Oq). Eu passei um bom tempo tentando 'forçar' essa forma de embalagem a funcionar para o salgadinho, mas nunca fui bem sucedido nas tentativas. Essa foi uma lição importante para mim: "Você nunca pode forçar algo em design. A solução deve 'pousar como uma pluma' sem pressão". Depois de superar esse problema, eu estendi minha pesquisa para novas áreas: origami (http://bit.ly/18wMZX) e mosaico de papel (http://bit.ly/10LhVo). Essa experiência me uma visão totalmente nova do conceito. Mas ainda estava faltando uma parte: umlink entre a embalagem e a terra natal do salgadinho, o México. Então me aprofundei na história mexicana, o que me levou até os ancestrais deles, os Astecas e suas reconhecidas esculturas, os totens (http://bit.ly/CCQoh). Essa foi a grande descoberta do projeto. Depois disso comecei a fazer alguns rascunhos e a criar alguns pequenos modelos de papel para testar as soluções. Durante essa fase eu tive a idéia da forma final da embalagem, que se assemelhava a um totem simplificado, mas com uma característica extra: a estrutura mantinha a embalagem fechada depois de aberta. Se não fossem os mini modelos, eu jamais teria descoberto isso. Por essa razão que sair do computador durante um projeto é importante.

A embalagem pode ser feita de papelão ecologicamente correto. O que é bom nesse material é a sua textura natural que se assemelha a textura do salgadinho. A forma da embalagem é a sua estrutura, que pode permanecer fechada depois de aberta. Abaixo você pode ver um modelo reduzido de como funciona.

Essa solução diferenciaria o Doritos da concorrência e construiria um forte efeito nas prateleiras.

O outro lado bacana desse conceito são as faces triangulares que alem do valor ergonômico, criam uma superfície legal para ilustrações. Por isso estou convidando os designers que queiram colaborar e criar uma arte pessoal que seja uma reflexão dos atributos doDoritos. As diretrizes são intermináveis, podemos focar na visualização do gosto, dos principais ingredientes ou até mesmo recriar a reação depois de comer um ULTRA HOT SPICY Doritos!

Eu preparei um Doritos Template Pack (http://bit.ly/rGY2V) que contem dois diferentes 'layered .psd templates' para que você possa aplicar seu trabalho. Depois disso as soluções devem ser enviadas dentro desse grupo no Facebook: http://bit.ly/tQvpU

O que você achou desse projeto? Divida com a gente sua opinião para que possamos mostrar mais projetos legais como esse.
paul0v2's picture
Paulo Canabarro

I'm a passionate designer at pauxel.com where I focus on helping small business grow online. I'm also an enthusiastic blogger here at abduzeedo.  Say hello on twitter @paul0v2.

Sponsored Ads

RAWZ

Rawz is our user generated site where anyone can share their work or work with the Abduzeedo community. You can also share what inspires you, always crediting and linking the source properly. In addition to that, the best images get selected and published on the Daily Inspiration series here on Abduzeedo.

Submit image

Designed by Brazilians proudly hosted by (mt) Media Temple