Este é o primeiro tutorial que escrevo, então sejam calmos comigo! Primeiro gostaria de agradecer ao Abduzeedo pela oportunidade. Vou mostrar para vocês como fiz a arte que enviei para o World Collabs 3 : James White. Gostaria também de avisar que não farei um passo a passo completo, mas darei dicas para ajudar você a fazer sua própria criação.

Vou mostrar para vocês minhas técnicas de cores e de criação de efeitos de luz vibrantes. A ideia que queria projetar nessa colaboração era colocar incluir meu próprio estilo ao arquivo inicial de James White.

Peguei o arquivo PSD aqui no Abduzeedo: http://abduzeedo.com/world-collabs-3-james-white e tenho que dizer que adorei as cores da imagem original de James White, as cores eram agradáveis e futuristas.

Minhas ferramentas para a missão são: o único e ótimo Adobe Photoshop CS3, algumas latinhas de Pepsi e o mais importante: boas músicas! Não consigo viver sem música, então para esse trabalho resolvi ouvir uma única música o tempo todo: Adrian Lux - Teenage Crime (Axwell & Henrik B Remode). Sim! Ah, levei mais ou menos três horas para fazer a arte. Ok, vamos ao trabalho!

Passo 1

Primeiro dê uma boa olhada nas layers do arquivo PSD para ver como o designer trabalhou em seu arquivo pois todos trabalhamos de maneiras diferentes. Por falar nisso, James White tem uma maneira muito legal de trabalhar com layers. Tudo estava muito bem separado, o que facilitou meu trabalho. Nessa colaboração quis colocar meu estilo no arquivo sem desrespeitar a parte dele na peça.

Depois de olhar os detalhes do PSD, apenas dei uma desaturada em tudo e comecei o projeto com minhas cores e efeitos. Também redimensionei o círculo para dar mais espaço aos detalhes finais da minha peça.

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 2

Fiz Merge de todas as 'Shards layers' e tirei a layer visibility. Vamos começar com o background fazendo um gradiente simples de baixo para cima. Usei as cores #070c35 (azul escuro) para preto. Eu gosto bastante de começar meu trabalho com um background escuro para me divertir mais fazendo os efeitos de luz!

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 3

Agora vamos deixar 'Shards layer' visível e vamos dar um brilho extra usando as opções de blending. Usei a cor branca para facilitar. A cor branca vai ser a base do efeito de luz. Duplique a 'Shards layer' e você terá uma base sólida do círculo.

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 4

Agora vamos escolher o radial gradient e duas cores (2) para criar a primeira color layer do círculo. Usei foreground para transparent no gradiente e minhas cores eram ciano e azul escuro (#070c35). Para dar mais destaque aos gradientes, apenas use overlay no blend.

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 5

Agora você basicamente repete o passo 4 mas troque a cor ciano para rosa e voilà! A parte central da peça está pronta!

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 6

Agora que setamos a cor base do círculo vem a parte divertida, a parte onde você pode ser criativo com os efeitos de luz pois agora o que mais vai importar é como as cores vão formar efeitos diferentes. Contando que a base de sua arte seja sólida, o resto depende de você.

Na minha peça adicionei algumas 'blurry shapes of white circles' para dar mais iluminação ao círculo. Também adicionei algumas linhas e formas e brinquei um pouco com as opções de blending.

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 7

Adicionei outras formas coloridas ao redor do círculo e fiz blend delas com as linhas. Depois criei outras formas e adicionei alguns detalhes no background.

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 8

Agora ative a 'Sparks layer' e troque a cor do foreground para ciano. Depois dupliquei essa mesma layer e a girei 180 graus e a coloquei abaixo do círculo.

Também adicionei alguns retoques finais e uma 'stock image'. Dei uma brincada, dupliquei a imagem e criei ainda mais brilhos! A arte parece pronta mas ainda faltam alguns detalhes!

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 9

Crie um retângulo de mais ou menos 30 pixels e ajuste a cor do background para bege (#ecd193). Duplique e a coloque ao redor da arte. Minha ideia por trás da 'moldura' bege é fazer uma homenagem a James White. Esse detalhe faz parte do estilo dele, então queria honrar isso.

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 10

Agora pegue as mesmas layers do retângulo bege e as deixe com opacity de 40% e gire elas um pouco para dar um efeito de margens sobrepostas.

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Passo 11

Agora, para finalizar, decidi mostrar a 'middle circle layer' para dar um pouco de brilho extra usando as opções de blending. Coloquei também o logo de James White - Signalnoise bem no meio. Esse toque final completa minha arte enviada para o World Collabs 3.

World Collabs 3 Winner Artwork Tutorial by François Hoang

Sobre o Autor

Oi Pessoal! Sou o François Hoang, do Aoiro Studio. Sou um designer gráfico freelance auto didata de Montreal, Canada. Trabalho com design fazem 4 anos e tenho uma paixão enorme por trabalhos criativos que façam a diferença. Atualmente trabalho como freelancer com clientes provados em diferentes trabalhos comerciais. Posso ser encontrado no Twitter via http://twitter.com/aoirostudio , Facebook e Behance. E vocês também podem conferir meu portfolio em AoiroStudio.com.

About the author of this post

Would like to write a guest post for us?

If you would be interested in writing some guest articles or even become a regular contributor, send us an email to abduzeedo[at]abduzeedo.com requesting a contributor account.