Algumas semanas atrás, enquanto assistia ao Montreal Meets, achei legal ver o Fábio e o James White falando sobre o filme Top Gun. Alguns de vocês podem não saber, mas Top Gun é um clássico dos anos 80. Eu nem era nascido quando o filme chegou aos cinemas, mas assisti mais tarde e tenho que dizer que Top Gun é foda. Depois de ver o papo de Fábio e James acabei vendo o filme novamente e tive uma ideia para esse tutorial.

Hoje vamos mostrar como fazer um brasão vetorizado e com alguns detalhes bacanas. O tutorial é bastante simples, você provavelmente não terá problemas para completá-lo. Espero que gostem (e que assistam Top Gun, claro).


Passo 1

Abra o Adobe Illustrator e crie um canvas A4 (29,7 x 21 cm / 11,69 x 8,27 inches). Foi um pouco difícil encontrar uma fonte similar a usada no logo do filme, mas encontrei uma chamada NovaMono que é bem parecida. Você pode fazer o download dela aqui. Depois de instalar a fonte, use a Type tool (T) e escreva TOP GUN em maiúscula.



Agora adicione um 'heavy black stroke' e ajuste o espaçamento entre as letras.



Crie contornos (outlines - clique com o botão direito na fonte e selecione) e faça um gradiente cinza metálico usando a Gradient tool (G). Lembre de colocar o gradiente de todas as letras na mesma direção.




Agora vá até Object > Expand para expandir o fill, isso vai torná-lo um path separado. Depois adicione o mesmo gradiente ao fill usando a the eyedropper tool (I).







Passo 2

Agora, usando a Rectangle tool (M) crie quatro retângulos e os alinhe conforme a imagem abaixo. Selecione os últimos três usando a selection tool (V) e reduza um pouco a largura deles.




Dica: para fazer a mesma diagonal em todos os cantos dos retângulos, crie quatro triângulos com a polygon tool ou star tool. Cuide para que eles fiquem exatamente um acima do outro. Depois vá até o pathfinder panel e escolha a opção chamada Minus front.




Troque o primeiro retângulo para um gradiente metálico, depois vá até o "N" group até encontrar o "stroke path" original. Depois vá até o pathfinder panel e escolha a opção chamada Unite. Usando a gradient tool (G) faça um gradiente vermelho escuro nos outros retângulos. Depois repita os passos novamente no outro lado.









Passo 3

Crie uma estrela de cinco pontos usando a polygon tool ou star tool, coloque a estrela acima da tipografia.



Duplique um dos retângulos com o gradiente vermelho usando a selection tool (V) + alt e então mostre a régua (ctrl + R / command + R). Vá até o transform panel e gire 30º graus. Isso vai ajudar você a alinhar os pontos do vetor na mesma diagonal. Use a direct selection tool (A) para ajustá-los corretamente. Lembre de copiar o gradiente das letras usando a eyedropper tool (I) no retanuglo de baixo.






Passo 4

Primeiro crie uma nova layer ( ctrl + L / command + L ), chame-a de background e a coloque acima da title layer. Crie um círculo azul ao redor do título usando a ellipse tool (L)..



Agrupe ( ctrl + G / command + G ) todos os elementos do título e os duplique usando a selection tool (V) + alt. Coloque essa layer no fundo e teremos uma hard shadow.




Crie outro círculo usando a ellipse tool (L) mas desabilite seu fill e use um white stroke. Então aqui usei um 40 pt stroke, mas se estiver usando uma escala diferente da minha, precisará ajustar um outro valor.




Vá até o stroke panel e ative a opção Dashed line. Ajuste o primeiro dash em 3 pt e terá algo assim:




Repita novamente o procedimento de expandir o stroke como mostrado no Passo 1. Depois escolha um gradiente dourado e usando a gradient tool (G) coloque o gradiente no círculo.




Usando a selection tool (V) + alt duplique o círculo e deixe seu fill preto. Deixe ele no fundo para ter uma hard shadow.



Passo 5

Usando a pen tool (P) crie esse semi círculo apenas com stroke e selecione a 'text tool' chamada type on path tool. Escreva "United States Navy" em maiúscula. Eu usei a fonte Helvetica mas você pode usar a que achar melhor. Usando a selection tool (V) + alt duplique o texto, troque o fill para preto e o coloque atrás para criar a hard shadow. Não esqueça de transformar tudo em curvas depois.







Passo 6

Usando a ellipse tool (L) crie um círculo e com a gradient tool (G), faça um gradiente azul nele. Use a eyedropper tool (I) para copiar o mesmo gradiente para o círculo maior que está atrás, apenas troque a direção do gradiente para dar profundidade.





Selecione o texto "United States Navy" e use nele um gradiente cinza metálico.



Passo 7

A parte do avião é bem fácil se você for bom com a pen tool (P), pois vamos basicamente desenhá-lo, duplicá-lo, refletí-lo e usar a opção Unite no pathfinder panel para fazer um path.





Apenas repita o mesmo procedimento dos passos anteriores para fazer a hard shadow e está pronto.




Passo 8

Se quiser você pode abrir o Photoshop e adicionar mais alguns detalhes nele. Primeiro eu usei drop shadow, inner shadow e bevel and emboss (clique com o botão direito na layer selecionada) para deixar mais legal o visual. Depois adicionei um Gradient (G) para criar uma luz principal (use o overlay blending mode depois de criar uma layer acima do brasão original). E finalmente adicionei alguns Gradients (G) no background e uma textura metálica.










Resultado Final

Espero que depois de ler e completar o tutorial você tenha uma noção melhor de como usar a pathfinder tool e strokes. Existem outras formas de fazer essa imagem, mas essa parece ser a melhor. A parte do Photoshop foi um bônus, por isso não me aprofundei muito nela, mas você pode seguir em frente e adicionar os detalhes que quiser.





Download de Arquivos

Clique aqui para fazer o Download dos arquivos usados nesse Tutorial

About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.