Determinado a ser um artista ele trabalhou muito em seus sonhos de criança para ser bom em desenho e encontrou seu estilo próprio. Estou muito contente de mostrar para vocês uma entrevista muito legal e informativa com Michael Oswald.

Primeiro gostaríamos de agradecer a oportunidade de fazer essa entrevista. Nos conte mais sobre seu background em arte e design e como você se tornou um artista.

Acho que sempre soube que a arte era meu futuro. Mesmo lá longe, nos tempos de pré escola, lembro de desenhar durante a aula e de me perguntar porque nenhum outo colega gastava tempo e esforço desenhando. Eu acredito que o foco e a determinação necessárias para ser um artista de sucesso já nascem com a pessoa, então é algo que vejo que estava um pouco fora do meu controle, já estava comigo. Meu trabalho era nutrir isso e lembrar de sempre melhorar o que sei.

Com o tempo considerei design gráfico como uma possível carreira, até porque pensava que não seria possível ser um artista profissional. Então estudei design gráfico na faculdade. Os projetos eram quase sempre centrados em logos comerciais e publicidade, o que parecia muito um trabalho para mim e não paixão. Enquanto sentava no fundo da sala, várias vezes ficava brincando no Photoshop e 3D Studio Max, criando imagens que achava legais mas que segundo meu professor, minhas imagens 'não tinham apelo comercial.’

Photo Manipulation by Michael O.

Como você criou seu estilo? O que fez você explorar mais esse estilo e quais as principais características dele?

Eu sabia que se quisesse ser levado a sério como artista eu precisaria ter um estilo único (que eu pudesse usar com consistência) e que estivesse dentro dos meus limites. Sim, todos os artistas tem limites. Meu maior problema era passar as ideias da minha cabeça para a tela. Então vi que usando fotografias como referência, solucionaria meu problema. Nunca imaginei que esse processo acabaria sendo meu eventual estilo em arte digital, que seria o foco principal do meu trabalho como passou a ser. Usar fotos como referência me ajuda a planejar a fundação de uma arte, o que permite que eu tenha mais foco em outros aspectos e detalhes da arte.

Photo Manipulation by Michael O.

Quais seriam os passos do seu workflow?

O primeiro e mais importante é bolar o conceito. Eu acho que a melhor maneira de fazer uma arte interessante é ter um motivo para criá-la. Criar apenas uma imagem bonita não é o suficiente para mim. Atualmente tenho umas vinte ideias na minha lista e elas são ranqueadas conforme sua força, conforme sua beleza na minha mente e o quanto elas serão fáceis ou difíceis de criar.

O passo seguinte é encontrar a modelo certa e montar a foto. Dependendo do conceito posso precisar de uma modelo loira ou morena, branca ou negra. Esses atributos também são detalhados na minha lista. Para mim é importante encontrar a modelo certa para uma imagem. E inclusive teve vezes que viajei para lugares distantes para encontrar a pessoa certa.

Durante a sessão de fotos tento posicionar a modelo o mais próximo possível da ideia que tive e mantenho uma iluminação simples. Isso faz a transição de uma foto comum em uma arte único ficar muito mais interessante. Geralmente tiro umas 400 fotos e acabo ficando com 3 ou 4 delas. Inevitavelmente a foto não é exatamente o que esperava, mas trabalhando nela consigo o resultado esperado.

No computador eu manipulo a imagem primeiro fazendo um 'breaking it down' (trocando tons de cores, movendo partes do corpo, alterando backgrounds, etc). Depois pinto sobre a imagem para parecer uma pintura. Isso é feito de várias maneiras (blurring, smudging, airbrushing etc…). Aqueles interessados no meus estilo ficariam surpresos com as poucas ferramentas necessárias e com o grande detalhamento para ter algo assim.

Tecnicamente falando, eu uso uma Canon 5D, geralmente com uma lente 50mm 1.4, um PC (quadcore com 6gigs of ram), CS2, e não, não uso um pen tablet. Quando escutam isso, a maioria dos profissionais me chama de teimoso, mas sempre digo, encontre componentes que funcionem para você, não coisas que as pessoas acham que deveria usar. Deixe o resultado do seu trabalho falar por si.

Photo Manipulation by Michael O.

Qual a importância do computador no processo criativo?

Estou tentando imaginar como meu processo artístico funcionaria sem a ajuda de um computador. Acho que não seria possível. Eu diria que é a ferramenta mais importante no meu arsenal mas é apenas isso, uma ferramenta. Não espero que seja um operador de milagres. Antes de usar o computador me interessei por airbrushing e acho que esse seria o mais próximo que meu trabalho se pareceria se não usasse um computador. Fico feliz que a tecnologia esteja disponível e que eu possa sentar na minha cadeira em frente ao computador comendo Cheetos, sem precisar me mexer por horas!

Photo Manipulation by Michael O.

Alem dos lucros, que outras satisfações você tem com seu trabalho?

Ficou claro para mim já faz um tempo que inspirar outras pessoas a criar arte é a parte mais legal da minha carreira. Fico feliz de dizer que meu trabalho não é algo que faço de maneira egoísta. Na verdade em alguns momentos nem estou tão animado para trabalhar, mas faço minhas coisas pois sei que alguns fãs estão esperando para ver minha próxima peça, esperando por inspiração. Ler os comentários deles é muito gratificante... e viciante! Também gosto das pessoas ao redor do meu trabalho, incluindo outros fotógrafos e artistas com quem colaboro, empresas com que trabalho, modelos, etc. Isso dá a sensação de que precisa uma comunidade para fazer arte e de que não faço as coisas sozinho.

Photo Manipulation by Michael O.

Quais são seu cinco sites favoritos e por quê?

Meus dois sites favoritos estão constantemente brigando pela primeira posição em minha cabeça... DeviantArt.com e ModelMayhem.com. DeviantArt [ http://michaelo.deviantart.com/ ] é uma comunidade incrível, cheia de artistas talentosos e criativos. ModelMayhem.com [ http://www.modelmayhem.com/198781 ] é um site super simples e eficiente dedicado a combinar fotógrafos (ou artistas) com modelos. Como modelos são uma parte importante do trabalho, é mais importante ainda encontrar a modelo ideal.

Meu terceiro site favorito, onde ainda sou novato é o Facebook.

Em quarto lugar está o istockphoto.com. Existem vários 'stock photo sites' por aí, mas gosto bastante do istockphoto (mesmo não estando muito contente com os preços deles).

E por último, se tivesse que escolher um site não relacionado a arte, escolheria Rhapsody.

Photo Manipulation by Michael O.

Algum conselho para aqueles que estão iniciando a carreira? Quais referências são importantes para quem quiser trabalhar com esse tipo de estilo?

Para mim, muitos detalhes envolvendo meu estilo se resolveram com o tempo. Por não seguir passos de outros artistas e não ler livros 'how-to' fiquei aberto para criar a minha técnica, a minha maneira. Esse é o método que sugiro para todos os artistas. Encontre um estilo que satisfaça você.

O material de referência só precisa suprir um elemento crucial: inspirar você!

Onde encontrar o artista:

http://www.facebook.com/MichaelO.Digital.Artist - Facebook Page

Mais trabalhos

Photo Manipulation by Michael O.

Photo Manipulation by Michael O.

Photo Manipulation by Michael O.

About the author of this post