Um novo ano acabou de começar e com ele fizemos várias resoluções, planos e ajustes. O Abduzeedo cresceu bastante nos últimos anos, passando por várias fases e amadurecendo, do começo da web 2.0 a primeira massificação mobile e o grande compartilhamento de conteúdo. Com o passar dos anos nosso maior objetivo foi compartilhar tudo aquilo que nos inspira. Nós sempre tentamos balancear o conteúdo entre as mais diversas áreas criativas mostrando artigos sobre design, arquitetura, fotografia, tipografia e muito mais. Durante esse período nós também aprendemos bastante, e essa é sem dúvida uma das nossas maiores motivações para seguir em frente.

Para celebrar 2014 nós lançamos um novo design. Desde o lançamento do nosso último design em 2013 nós notamos vários detalhes, especialmente em termos de design, detalhes simples que geram muita dor de cabeça, coisas como:

  • Imagens grandes são lindas, mas na web é complicado de manter um aspect ratio que preserve a imagem em seus diferentes tamanhos baseados em resolução de tela.
  • Nós nos deparamos com situações em que imagens estavam muito grandes, empurrando o conteúdo muito para baixo.
  • O mais importante para nós é garantir que o Abduzeedo seja fácil de navegar, o layout anterior não oferecia uma experiência muito boa nesse quesito.
  • O novo design

    O princípio de design que foi usado no novo layout foi simplicidade e redução. Para atingir isso nós focamos em:

  • Organizar o conteúdo para mostrar partes dos últimos posts e não apenas imagens.
  • Lembrar dos anúncios desde o começo do nosso processo de design. Isso é importante pois anúncios podem gerar problemas em termos de design. Eles ocupam espaços importantes e são essenciais para a continuidade do blog.
  • Esconder o que podia ser escondido. Assim a navegação ficou mais simples.
  • Remover tudo que era supérfluo.
  • O que voltou: Love posts.

    Mós decidimos trazer de volta ao blog algumas features antigas. Agora você vai poder criar uma conta no Abduzeedo e vai poder “love” (amar) nossos posts. Os posts que você “love” ficaram disponíveis na página do seu perfil, facilitando naquele momento em que você quiser procurar algo que viu por aqui e gostou.

    A feature “love” também é uma das nossas tentativas de deixar o blog mais aberto. Nosso objetivo é, no futuro, permitir que os usuários possam postar por aqui.

    De volta ao design: Tipografia

    Em termos de tipografia, nós estamos usando uma nova fonte para headers, sub-headers, títulos e informação principal. Escolhemos a fonte Varela Rounded pois sua forma combina com nossos símbolos.

    A fonte do corpo do conteúdo é a super versátil Source Sans Pro.

    Cores

    Em termos de cores, nós mantivemos nossa filosofia de focar no conteúdo. O Abduzeedo é quase uma galeria de foto, nosso conteúdo é feito 90% de imagens e 10% texto.

    As imagens são, na maioria das vezes, super coloridas e merecem ficar em primeiro plano, então reduzimos nossa paleta de cores para preto, branco e 50% preto e amarelo para links em preto.

    Transições e Responsividade

    O Abduzeedo agora funciona melhor em diferentes telas, resoluções e plataformas. Nosso objetivo principal foi garantir que o conteúdo novo tivesse destaque como novo. No lado mobile, estamos apresentando uma navegação side bar com sliding transition.

    Resultado

    O que você vê no nosso layout novo é o resultado dessas ideias. Ainda temos muitos ajustes a fazer, mas a ideia principal está pronta.

    Nós vamos seguir melhorando o design, especialmente os detalhes que fazem a diferença em termos de deixar a experiência mais suave e agradável para nossos leitores. Nós achamos que o design está pronto para ser lançado, mas estamos abertos a dicas e sugestões.

    Feliz ano novo para todos!!

    About the author of this post

    Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.