Nesse tutorial vou mostrar como criar um efeito de dobra muito legal para aplicar na sua tipografia usando o photoshop. De maneira simples e com apenas alguns passos você pode transformar um texto comum em um texto cheio de letrar 'dobradas' para ter um efeito legal, dê uma olhada.

O primeiro que vamos fazer é abrir um novo arquivo no Photoshop, estou usando 1200 x 400 pixels. Escreva abduzeedo usando fontes grandes, eu usei a Verdana Bold, mas você pode usar a fonte que quiser.

Clique nas imagens para ver versões maiores

Agora que temos o texto e as letras, vamos começar a trabalhar nas dobras delas, faremos uma de cada vez. Começando com o A, vamos selecionar uma caixa ao redor da letra “A” usando a Rectangular Marquee Tool (M). Depois de selecionar, pressione Ctrl + C para copiar a letra e depois pressione Ctrl + V para colar, agora nomeie a layer em que colou o “A”(coloque a cor que quiser no texto antes de copiar e colar).

Nós já temos a letra “A” em uma nova layer, agora vamos selecionar a parte da letra que queremos dobrar. Eu gosto de usar a Polygonal Lasso Tool (L) para selecionar a parte que quero dobrar.

Agora que fizemos a seleção vamos copiar a seleção pressionando Ctrl + C e vamos então apagar a seleção na layer “A”, agora vamos colar pressionando Ctrl + V. Quando colarmos, nossa seleção vai aparecer em uma nova layer, que podemos chamar de “A-fold”, como pode ver aqui.

Primeiro vamos trocar as cores, vá até Image > Adjustment > Hue Saturation (Ctrl+U), altere a Saturation para -100 e Lightness para +60 para dar um tom cinza para que pareça que a parte de trás da letra está dobrada e vá até Edit > Transform > Flip Vertical (isso porque estamos dobrando de cima para baixo, se fosse de um lado para outro faríamos o flip horizontal). Agora vá até Edit > Transform > Rotate e garanta que a rotação da área dobrada foi feita de acordo com o ângulo que precisamos. Posicione conforme a imagem abaixo.

Agora que a parte dobrada está no lugar certo vamos fazer o efeito ficar um pouco mais real adicionando um pouco de sombra. Primeiro, pressione Ctrl e clique na layer “A-fold”, que vai selecionar a nossa parte dobrada. Agora crie uma nova layer e a chame de “A-fold-shadow”. Usando a Gradient Tool – Linear Gradient com a cor preta, aplique no mesmo ângulo do topo da parte dobrada como pode ver na imagem abaixo. Se necessário, reduza a opacidade dalayer para que a sombra fique mais suave.

Volte para a layer “A-fold” e vá até Layer > Layer Style > Drop Shadow e reduza a Opacity de 75% para 25% e tente ajustar o ângulo para o mesmo da parte dobrada. Eu ajustei o meu para 135, e também reduzi a Distance para 2px. O restante pode ficar igual.

Nosso último passo na letra A será voltar para a layer “A”, e pressionando Ctrl, clique nela para selecionar o A que temos. Crie uma nova layer (essa podemos chamar de A-shade) e com a Gradient Tool – Linear Gradient na cor preta, aplique de baixo para cima, troque o layer mode para Overlay.

Nossa primeira letra está pronta! Agora vamos repetir basicamente os mesmos passos para cada letra. Para deixar tudo mais organizado coloque todas aslayers do “A” em uma pasta chamada “A” e comece a fazer o mesmo processo nas outras letras. No final, delete a text layer “abduzeedo” e está pronto! Espero que tenham gostado.

Download .psd

About the author of this post

My name is Paulo Canabarro, I'm a passionate freelance web designer paulocanabarro.com and enthusiastic blogger here at abduzeedo. Catch me designing Wordpress Themes. Say hello on twitter @paul0v2.