Oi pessoal! Hoje vou começar um post semanal onde vou sugerir várias leituras para vocês. Toda terça vou postar novas sugestões de livros para designers e para os adoradores de design em geral. Dê uma olhada nas sugestões que tenho para vocês essa semana e fique antenado para mais novidades na próxima semana.

Muita gente não percebe o quanto podemos aprender lendo, mesmo sabendo que hoje em dia conseguimos encontrar quase tudo na web. Livros tendem a ser mais focados em um assunto e podem ser bastante profundos se você topar ler tudo o que eles oferecem, fazendo com que a leitura seja uma ótima opção para aprender coisas novas do seu jeito, na sua própria conveniência. E lembre de não julgar o livro pela capa.

Logo Design Workbook: A Hands-On Guide to Creating Logos

by Noreen Morioka, Terry Stone Sean Adams (Author)

Price: $16.50

Descrição

Logo Design Workbook foca na criação de logo designs poderosos e responde a questão, "What makes a logo work?" (O que faz um logo funcionar?) Na primeira metade do livro, os autores Sean Adams e Noreen Morioka mostram aos leitores o passo a passo do processo completo de desenvolvimento de um logo. Os tópicos incluem o desenvolvimento de um conceito que comunique a mensagem correta e que seja apropriado para cliente e mercado; definir osobjetivos de longo prazo do cliente pode afetar o look e as necessidades da marca; escolhendo cores e tipografias; evitando erros comuns; e decifrar porque alguns logos são bem sucedidos enquanto outros não. A segunda metade do livro mostra estudos de casos detalhados de logos feitos para várias indústrias. Cada estudo de caso explora o design brief, a relação com o cliente, o prazo e os resultados.

Revisão do Leitor

(from Amazon) Estou acostumado a livros de design que mostram bons trabalhos mas que nunca dão conselhos e dicas reais de como fazer as coisas. Esse livro é acessível, tem muitas imagens legais e seu conceito vai além disso. O livro é bastante denso. Ele explica claramente como fazer um logo e vendê-lo. Ele tem todos os componentes listados. E tem ainda um guia para clientes. Fiquei impressionado que Adams/Morioka quisessem divulgar seua "segredos" para criar boas identidades. Esse livro também tem uma coleção incrível de blue-chip designers e outros que nunca vi antes.

Type, Image, Message: A Graphic Design Layout Workshop

by Nancy Skolos (Author), Tom Wedell (Author)

Price: $31.50

Descrição

Trabalhar com tipografia e imagem e com a integração desses dois elementos para criar peças de design eficazes e persuasivas são o fundamento de um bom graphic design. Mesmo assim, são poucas as informações práticas existentes sobre essas tarefas. Esse livro muda esse histórico. Ele dá aos designers o know-how prático para combinar tipografia e imagem de maneira eficaz além de mostrar como usá-los em contraste para criar tensão e significado em design. Criar layouts fortes é a parte mais importante e mais desafiadora de um projeto. Esse livro inspira através da excelência exibindo ótimos designs e fazendo a desconstrução dos processos em termos visuais. Type, Image, Message: Merging Pictures and Ideas olha para essa respeitada forma de arte e nos dá informações práticas que podem ser usadas por qualquer designer querendo aprender habilidades para misturar tipografia e imagens de maneira inspiradora.

Revisão do Leitor

(from Amazon) Manipular tipografia e imagem para criar a tensão necessária para quebrar o significado e impressionar é a essência do graphic design. Poucos livros, particularmente livros "workshops", fazem um trabalho balanceado de comunicar estratégias úteis para criar com tipografia e imagem. Muitas vezes os autores são melhores em uma coisa do que são na outra - um pouco melhores em tipografia ou um pouco melhores usando imagens. Mas poucos tem um padrão semelhante e alto em ambos, e por essa razão os livros são úteis em algumas lições mas não em todas. Com Skolos e Wedell é diferente. Eles combinam, o talento da tipografia com a expertise da imagem - que talvez tenha nascido por estarem trabalhando a tanto tempo juntos - é algo como uma dupla consciência em beneficio do leitor. O livro deles é rico, é uma revisão satisfatória de técnica e resultado. Eu recomendo o livro como leitura primária para qualquer curso de design que explore criar significado com graphic design.

Meggs' History of Graphic Design

by Philip B. Meggs (Author), Alston W. Purvis (Author)

Price: $45.14

Descrição

Agora na Quarta Edição, esse incomparável trabalho continua sua longa tradição de fornecer insights através de background histórico. Sob a nova liderança autoral de Alston Purvis, esse livro autoritário oferece mais de 450 novas imagens com uma ótima cobertura de tópicos como design Italiano, Russo e Alemão. Ele revela a saga de criações inovadoras, tecnologias recentes e importantes inovações no design.

Revisão do Leitor

(from Amazon) Na minha opinião, esse é o melhor livro de referência sobre graphic design. As mais de 500 páginas do livro/bíblia são simplesmente divididas em 5 partes: 1) The Prologue to Graphic Design, 2) A Graphic Renaissance, 3) The Industrial Revolution, 4)The Modernist Era, and 5) The Age of Information. Os tópicos variam de invenções, criação de novos estilos de tipografia, a revolução digital e a arte digital. No livro existem várias fotos e gráficos pelas páginas acompanhando o texto. Se você estuda história da arte ou design gráfico, acredito que esse seja um ótimo livro de referência. Ler o livro inteiro vai levar um tempo mas vai valer a pena.

Graffiti Brasil (Street Graphics / Street Art)

by Lost Art (Author), Caleb Neelon (Author), Tristan Manco (Author)

Price: $17.55

Descrição

Uma pesquisa em primeira mão sobre os mais originais da cena do graffiti que emergiram na última década. Do reconhecimento internacional dos renomados irmão gêmeos pintores, Os Gemeos, ao poder visual dos Pichadores, o graffiti brasileiro cativa com suas idéias novas, técnicas e mensagens. Se a preferência for a criatividade extraordinária dos ambientes urbanos ou dos murais elaborados, Graffiti Brasil oferece fotografias incríveis, histórias detalhadas e insights. Graffiti Brasil é o resultado da colaboração entre três continentes. Tristan Manco é da Inglaterra e é o autor do best-selling Stencil Graffiti and Street Logos. Caleb Neelon (SONIK) é um artista e escritor de Boston que tem viajado e pintado no Brasil desde 1997. Ignacio Aronovich e Louise Chin são "Lost Art", e tem documentado por muitos anos as ruas do Brasil da sua cidade natal São Paulo. Com o graffiti ficando mais homogêneo globalmente, esse livro é um lembrete da força da criatividade independente e dos ricos frutos da cultura diversa. 440 ilustrações coloridas.

Revisão do Leitor

(from Amazon) O Brasil tem muitos dos melhores talentos Graf que o mundo tem a oferecer, os 'Os-Gemeos Brothers' são os meus favoritos, e esse livro mostra muitas imagens que as cidades tem por aí. Esse tipo de arte 'extrema' tem dado ao mundo uma nova apreciação por esse tipo de meio e estilo, tem refrescado mentes e trazido mais cores ao nosso ambiente. Se você já leu algum desses livros deixe um comentário e envie uma sugestão. Não seja tímido, nos ajude deixando um comentário.

About the author of this post

My name is Paulo Canabarro, I'm a passionate freelance web designer paulocanabarro.com and enthusiastic blogger here at abduzeedo. Catch me designing Wordpress Themes. Say hello on twitter @paul0v2.