Hoje em dia a Internet é a fonte mais rápida e mais confiável para alcançar o mercado internacional. Participar do mercado internacional, e com apenas alguns cliques, permite que você aumente seus ganhos. Mas como isso é possível? Você lança seu próprio site e... o que faz depois...?

“Globalização foi uma tendência forte impulsionada ainda mais pela tecnologia e por boas ideias.”

Se falarmos sobre o mercado internacional, caso a gente não modifique um produto para que esse seja usável e acessível no mercado global, então qual a moral? É aí que entra o World Wide Web. É um meio onde a localização web é necessária.

Barreiras de Idioma

“O pensamento é a flor, o idioma o broto e a ação é o fruto por trás dela.”

Não é que todas as pessoas do mundo saibam inglês. Não é mais a língua internacional, a localização web ultrapassa barreiras, e se incorpora em quase todas as línguas. Nenhum site é 'alien' a outro.

Web Localisation is Important... but why and how?

Impulsiona a Receita

Obviamente, se a localização web é acessível para todas as pessoas do mundo, isso multiplicaria as chances de aumentar as receitas, os lucros. Localização web é um investimento enorme e não é um processo fácil. Então um bom web design e uma agência de desenvolvimento é o que você precisa, até porque são eles que entendem o aspecto 'cross cultural' de negócios web.

Então, o que precisamos para isso? Um site bom e criativo que incorpore todas as considerações culturais para resultar em algo que chame a atenção e o interesse de quase todos. Não tenha dúvidas de que nem todos gostam do seu site, mas tente adaptar o site considerando cada aspecto cultural é algo que deve ser considerado prioridade hoje em dia.

Agora, falando do principal aspecto, sem ficar estressado com o conceito de localização web, precisamos criar um site que se enquadre nesse propósito.

“Um homem que trabalha com as mãos é um trabalhador; um homem que trabalha com as mãos e com sua cabeça é um artesão; mas um homem que trabalha com as mãos, a cabeça e o coração é um artista.”

By Louis Nizer

Isto é o que um designer precisa fazer enquanto projeta um website. Alguns aspectos precisam ser considerados para projetar qualquer tipo de site. São os seguintes:

1. O Conteúdo

Como vocês já devem ter lido várias vezes, sim, o conteúdo é rei. Cores vibrantes e um layout bacana não farão nada por você. Lembre que você precisa chamar a atenção do visitante, precisa ter um conteúdo interessante e informativo.

E se falarmos como a língua sendo o aspecto global, precisamos ter em mente os diferentes sistemas de escrita e scripts. O uso de Unicode é essencial, que é uma representação numérica standard de caracteres que pode ser usada em mais de 90 scripts, e tem um repertório de mais de 100.000 caracteres. Quase todas as 'standardised web design applications' tem suporte para documentos Unicode, dando a você a opção de escolher o idioma da sua web page.

2. Cor

As cores tem um papel diferente em cada cultura, o que é importante pois a cor é uma das primeiras coisas que alguém nota.

  • Se usarmos a civilização chinesa como exemplo, a cor vermelha representa sorte, simbolizada pelo elemento fogo, significa felicidade, alegria.
  • Já na América do Norte e na Europa vermelho representa perigo ou paixão, mas por outro lado é também conhecida como símbolo da pureza.
  • Algo similar acontece com a cor preta representando a morte na cultura ocidental, enquanto o branco representa a morte no oriente.

Isso não quer dizer que seja necessário um esquema de cor para cada lugar, significa apenas que é algo a ser considerado e entendido antes de decidir a cor a ser usada.

Web Localisation is Important... but why and how?

3. Gráficos

O que você entende com isso? Isso pode sugerir que ainda existam algumas áreas onde o que chamamos de 'revelar imagens' pode ser algo inaceitável. Aqui vamos considerar isso quando falarmos de gráficos e imagens flash no mundo web. Uma versão mais simples para aqueles que não tem uma conexão tão boa e outra para os que tem conexões rápidas é o mais apropriado quando pensar em técnicas para resolver o problema de gráficos e imagens.

Para considerar tudo isso em nível global, você precisa ter certeza de alguns aspectos para evitar 'espantar' clientes e usuários com potencial.

Web Localisation is Important... but why and how?

4. 'Horizontal-ism' é a chave

Não se tem dúvidas do fato de existirem diferentes estilos de leituras relativas a alguns idiomas. Por exemplo, a leitura do árabe é feita da direita para a esquerda, como em alguns outros idiomas.

No entanto algo importante é a barra scroll. 'Horizontalismo' é a chave e ainda salva você de algumas barreiras técnicas que envolvem certas linguas. Uma barra de navegação vertical não é universal.

Web Localisation is Important... but why and how?

Tenha variações no padrão internacional, caso considere a localização como um fator importante. E como disse uma vez Kofi Annan, “We must ensure that the global market is embedded in broadly shared values and practices that reflect global social needs, and that all the world's people share the benefits of globalization“ .

Isso é o que estamos considerando nessa era de mercado virtual global. Os sites formam uma parte importante do cenário atual. Eles tendem a ser o espelho da imagem de um individuo, de uma organização, corporação ou de todos que frequentem aquele site.

Sobre o Autor

Jenny Warner é do PixelCrayons, uma agência criativa de web design e desenvolvimento especializada em web design & development, markup services, CMS & ecommerce solutions.

About the author of this post

Would like to write a guest post for us?

If you would be interested in writing some guest articles or even become a regular contributor, send us an email to abduzeedo[at]abduzeedo.com requesting a contributor account.