Você alguma vez já se perguntou, “Crianças não leem para encontrar sua identidade, para se libertar da culpa, para suprir a sede de rebelião ou para de livrar da alienação. Elas não usam a psicologia... Elas ainda acreditam em Deus, na família, nos anjos, em demônios, bruxas, duendes e outras coisas do tipo... Quando um livro é chato as crianças bocejam sem se importar. Eles não esperam que o escritor vá libertar a humanidade, eles deixam isso para os adultos.”

E sem dúvida podemos dizer que as crianças formam uma das mais importantes audiências para os marketeiros. Pesquisas mostram que os gastos com a publicidade envolvendo o público infantil explodiram. E isso acontece provavelmente porque as crianças tem seu próprio poder de compra. Isso em termos do seu poder de decisão na família, do poder que eles tem de convencer os pais - as crianças hoje nascem com esse dom.

Targeting Kids: Various Strategies involved in designing their websites

Os publicitários fazem sua lição e estudam a fundo o desenvolvimento emocional, comportamental e as necessidades das crianças em seus diferentes estágios e idades. Eles tendem a espalhar as sementes de reconhecimento e identificação de marcas em crianças pequenas. E ainda assim o 'boca a boca' forma uma parte integral da conquista. Encontrar a criança mais 'legal' da redondeza e então aproveitar isso é outro caminho de sucesso, mas hoje em dia as empresas tem feito o que chamamos de Online Marketing e Buzz Marketing.

“O marketing online é potencialmente muito mais poderoso que a televisão jamais pensou em ser.”

E não se tem dúvidas do fato de que hoje, passou a ser muito importante que todos os designers saibam como fazer um site que crie um impacto durador em crianças. Esse post na verdade foi escrito para ressaltar as tendências e práticas que devemos seguir enquanto fazemos um projeto voltado para crianças. E na verdade está correta a afirmação de que precisamos ser extra particulares em relação a maneira que lidamos com esse tipo de design, pois as crianças são a parte mais vulnerável da sociedade e tendem a ser moldadas na direção certa.

Targeting Kids: Various Strategies involved in designing their websites

Aqui está uma lista que vai ajudar você a chamar a atenção da audiência infantil.

Estimulação é a Chave

Ser capaz de estimular os sentidos de uma criança é uma tarefa que requer trabalho e paciência. Os sentidos tem um papel chave quando você vê algo pela primeira vez. Se coloque no lugar de uma criança, e tente visualizar isso.

Você alguma vez tentou pensar o que captura a atenção de uma criança de cara? Não...?

Então a resposta é... cores brilhantes. Como todos sabemos que as cores são parte integral da nossa vida. Quanto mais brilhante for a cor, melhor tende a ficar nosso humor. A escolha de cores e as combinações que um designer tende a fazer são realmente importantes. A escolha de brilho, a variedade de cores brilhantes e alegres como o amarelo, pink, vermelho, verde, laranja, azul, etc. prova ser a parte mais importante e que causa maior impacto nas crianças.

Targeting Kids: Various Strategies involved in designing their websites

O humor do site também é algo determinante na hora da criação. Um site positivo, alegre e 'sorridente' tem um resultado melhor, atraindo mais e mais crianças para ele.

Para as crianças, mesmo a criatividade sendo um elemento essencial, o reconhecimento de elementos é o que elas seguem. Então é importante os designers incorporarem o máximo nesse sentido. Como sabemos as crianças são mais ligadas a elementos da natureza como árvores, pássaros, sol, neve, lua, grama, etc. Tente incorporar elementos assim no seu design. Estou 101% certa que eles vão gostar do seu site.

Tente e Pense Grande

Grande não quer dizer que você tenha que ampliar o escopo do seu design ou o conteúdo, mas quer dizer que deve usar imagens e elementos grandes, enormes para poder criar uma relação entre as crianças e seu site.

Não podemos negar que as crianças tendem a relacionar elas mesmas com personagens animados. Mickey, Donald, Barbie, Dora & the Backpack e muitos outros de seus favoritos. Elas são naturalmente atraídas por esses personagens e isso dobra as chances de multiplicar as visitas do site.

Targeting Kids: Various Strategies involved in designing their websites

Existe uma necessidade de enfatizar as coisas para permitir que a imaginação da criança fique livre para um mundo de fantasia, para ver como você consegue atrair a fascinação delas.

Se falarmos de navegação no mundo dos sites para crianças, é muito importante que você relacione isso. Um tema totalmente cartoon, uma aparência de 'contar estória' onde eles possam encontrar seus personagens favoritos certamente será um sucesso.

Interação é outra Chave

Como já mencionamos, a estimulação é a chave do processo, e a interação é a outra chave. A interação tem um papel importante não apenas nessa etapa da vida.

Se as crianças puderem brincar e se divertir com seu projeto, certamente visitarão seu site várias vezes. Animações, flash e sons são a chave para sites voltados ao público infantil. Já comentamos que sites de crianças são completamente diferentes de sites normais e as tendências que eles seguem.

Targeting Kids: Various Strategies involved in designing their websites

Videos interativos, e sim, muitos jogos... como podemos esquecer disso? Você precisa seguir um habito de educar a audiência infantil a cada passo e de um jeito único para que até mesmo os pais delas gostem de visitar seu site. Permite que eles usem sua criatividade. Deixe que eles pintem, aproveitem, façam algo tangível. Deixe a opção de imprimir designs que eles pintaram para incentivar a criatividade.

Já se foram os dias em que os designers seguiam um padrão para projetar sites. Hoje em dia tem muito mais que você pode fazer. Assim como você ampliou o design você pode pensar 'out of the box' para criar coisas novas. Esqueça os métodos convencionais de navegação usados em sites normais e seja criativo.

Targeting Kids: Various Strategies involved in designing their websites

Viu... não podemos negar o fato de que o escopo da criatividade é muito maior aqui e que trabalhar com crianças é algo divertido. Mas ao mesmo tendo esse público deve ser atendido com muita atenção e cuidado. Existe a necessidade de incorporar o senso de responsabilidade do designer e da ideia em si. Existe a necessidade de desenvolver a confiança dos pais das crianças para evitar problemas. Você tende a educar as crianças com a interatividade.

Por último mas não menos importante, é muito bom testar muito seu site antes de seu lançamento. Testar seu trabalho e observar os resultados é importante. Não temos dúvida de que criar e desenvolver sites para crianças é uma tarefa complicada, mas na verdade é como voltar a infância e lembrar das coisas que gostava.

Targeting Kids: Various Strategies involved in designing their websites

Targeting Kids: Various Strategies involved in designing their websites

Leitura Recomendada

Designing Websites for Kids: Trends and Best Practices

About the Author

Jenny Warner é da PixelCrayons, uma agência criativa de web design e desenvolvimento especializada em web design & development, markup services, CMS & ecommerce solutions.

About the author of this post

Would like to write a guest post for us?

If you would be interested in writing some guest articles or even become a regular contributor, send us an email to abduzeedo[at]abduzeedo.com requesting a contributor account.