Ultimamente temos recebido muitos pedidos de tutoriais de ilustrações, então nesta semana decidimos mostrar para vocês como criar um poster muito legal do hellboy no illustrator.

Antes de começar preciso avisar que o tutorial é um pouco mais avançado. Você não vai precisar desenhar, mas se souber, será ainda melhor. Os pré requisitos básicos são: ser bom com a pen tool e com blending modes. Bem, vamos lá.

Passo 1

Abra o adobe illustrator e crie um A3 vertical canvas (42 x 29,7 cm ou 11,69 x 16,54 inches). Usando a rectangle tool ( M ) crie um retângulo para preencher o canvas e com a gradient tool ( G ) coloque um gradiente dourado nele.

Crie uma nova layer ( ctrl + L / command + L ) e repita o mesmo procedimento, mas dessa vez deixe o retângulo um pouco distante do canvas, para fazer uma borda dourada. Usando a gradient tool ( G ) crie um gradiente marrom na direção oposta do dourado.

Passo 2

Usei a fonte Code em negrito, você encontra ela no Font Fabric. Crie uma nova layer ( ctrl + L / command + L ) para o texto, digite "hellboy" e crie outlines. Depois alinhe verticalmente usando a opção do align panel chamada horizontal align center.

Usando a gradient tool ( G ) crie um gradiente dourado metálico (isso vai levar algum tempo até ajustar corretamente) em cada letra.

Agora vá até Object > Path > Offset Path e ajuste Offset para 0,1 cm , miter Joins and 4 limit miter.

Usando a gradient tool ( G ) crie um gradiente vermelho e adicione um stroke com amarelo escuro, passe para o fundo e você deverá ter o seguinte resultado.

Finalmente, vamos adicionar mais detalhes na tipografia. Usando a star tool crie uma estrela fina com 4 points, radius 1 com 0,1 cm e radius 2 com 2 cm. Duplique usando a selection tool ( V ) + alt , gire e redimensione. Distribua ao longo do texto, nos cantos para dar um ar mais bacana ao design.

Passo 3

Bom, vamos pular para a parte da ilustração, você deve criar 4 guias para ajudar a não ultrapassar a área do poster que vamos usar. Então crie uma nova layer ( ctrl + L / command + L ) e crie as 4 rules usando ctrl + R / command + R, mexa nas guias e as posicione conforme abaixo.

Vamos começar com o olho, crie a forma usando a pen tool ( P ), será a sobrancelha. Depois crie um círculo usando a ellipse tool ( L ) e um retângulo usando a retangle tool ( M ). Coloque o retângulo acima do circulo e alinhe a parte de baixo dele no centro da metade do círculo. Acesse o pathfinder panel e escolha a opção minus front, assim teremos um semi círculo.

Usando a gradient tool ( G ) crie um gradiente radial amarelo claro. Agora posicione e redimensione abaixo da sobrancelha para parecer um olho. Duplique o semi círculo usando a selection tool ( V ) + alt , troque fill para preto, redimensione e posicione conforme o exemplo abaixo.

Passo 4

Agora vamos tentar desenhar o restante do rosto, primeiro vamos esconder os dois backgrounds, o canvas branco é muito melhor. Usando a pen tool ( P ) crie uma forma que usaremos como o topo da cabeça do hellboy. Se tiver um tablet ficará mais fácil do que fazer isso com a brush tool. Faça da maneira que achar mais fácil.

Repita o mesmo procedimento, mas agora desenhe o nariz dele.

Tente desenhar uma boca grande para dar uma aparência mais forte, de gorila.

Agora desenhe a orelha dele, que deverá ser a parte mais fácil. E o rosto está completo, então vamos para os detalhes.

Passo 5

Vamos adicionar alguns detalhes no rosto, usando a pen tool ( P ) crie formas simples como as mostradas aqui para usar como rugas acima do nariz, na orelha, acima das sobrancelhas e no lado da cabeça. Assim teremos uma cara mais de 'bad boy'.

Aqui vai um truque que aprendi vendo Hydro 74 trabalhar: crie uma série de triângulos e os redimensione, posicione onde quiser fazer o detalhe e dê mais profundidade.

Primeiro adicione o efeito no espaço entre o nariz e o olho, com uma ajuda da pen tool ( P ) crie um clipping mask ( ctrl + 7 / command + 7 ). Repita o processo na ruga do lado esquerdo da cabeça.

Na sombrancelha você não precisa fazer clipping mask, mas precisa redimensionar. Também precisa de alguns ajustes que você fará manualmente, como o ângulo dos triângulos.

Faça as rugas da boca usando a pen tool ( P ) e duplicando com a selection tool ( V ) + alt . O resultado final deve ser semelhante a imagem abaixo.

Passo 6

Esse é provavelmente o passo mais fácil, usando a pen tool ( P ) você vai criar um fill vermelho ao redor da cabeça. Crie uma nova layer ( ctrl + L / command + L ) e o coloque para trás. É melhor fazer o fill separado do traço pois quando fizermos a textura ficará mais fácil.

Passo 7

A barba do Hellboy é um pouco estranha como você pode ver aqui. Primeiro vamos desenhar o cavanhaque, bem simples, apenas faça um retângulo com a the rectangle tool ( M ) e usando a pen tool ( P ) adicione alguns triângulos acima dele.

Infelizmente, não tem outro jeito de fazer a barba sem ser com a pen tool ( P ), depois use a smooth tool nele, para deixar menos sharpen.

Passo 8

O Hellboy não é o Hellboy sem seus chifres, então vamos desenhá-los, então agora você pode ativar os backgrounds escondidos. Crie um círculo usando a ellipse tool ( L ), escolha um fill vermelho escuro e depois duplique usando a selection tool ( V ) + alt, troque o fill desse para um gradiente vermelho claro e o coloque acima do escuro.

Usando a pen tool ( P ) crie linhas para deixar mais parecido com o resto do rosto.

Usando a brush tool ( B ) crie linhas para dar um aspecto mais sólido aos chifres. Bom, a ilustração principal está pronta, nos próximos passos cuidaremos da textura.

Passo 9

Existem várias maneiras para fazer a textura da ilustração, então fiz alguns experimentos e encontrei uma maneira melhor de texturizar os elementos separadamente. Melhor que fazer algo sobre toda a imagem. Você pode encontrar algumas texturas aqui mesmo no Abduzeedo, na tagTuesday Total Texture pages. Primeiro faça a textura do background dourado, depois o background marrom e fazer clipping mask ( ctrl + 7 / command + 7 ) na textura para a parte do rosto dele. Prefiro deixar o texto sem textura, mas fique a vontade para usar se quiser.

Ordem das Layers

Passo 10

Mas se não ficar feliz com o resultado final, você pode fazer um truque e copiar o rosto do Hellboy e faça o reflexo dele, aí você terá o seguinte:

Conclusão Final

Espero que tenham gostado do tutorial e que tenham aprendido algumas dicas de ilustração. Não se se preocupe se não ficar exatamente igual ao original, tente fazer sua própria versão, com seus toques.

Download de Arquivos

Clique aqui para fazer o download dos arquivos usados nesse tutorial

About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.