Nós do time do Abduzeedo estamos sempre preocupados em entregar para nossos leitores e seguidores o melhor conteúdo do mundo criativo. E quando falo de fazer o melhor conteúdo não estou falando apenas dos artigos, coleções e portfolios que sempre mostramos, me refiro também aos tutoriais.

Outro dia enquanto falava com o Fabio, me dei conta que precisávamos testar alguns tutoriais mais tangíveis, tangíveis no sentido de não serem sempre ligados a softwares. Fazemos muitos tutorias no photoshop, illustrator, Fireworks e outros softwares, mas no que diz respeito a tutoriais de ilustração, não podemos ficar presos a softwares como illustrator ou Corel Draw, precisamos expandir nossas ideias. Então de agora em diante vou começar um novo formato de tutoriais aqui no Abduzeedo e espero que vocês gostem.


Bom então o que vamos aprender hoje?

Hoje vamos aprender uma técnica bastante simples de Street Art (não sou um street artist, antes que perguntem), algumas pessoas chamam a técnica de Wheatpaste, Big Sticker, Cutout ou apenas Street Art Poster. Você deve conhecer alguns artistas que usam essa técnica, como Shepard Fairey (do Obey the Giant), Swoon e D Face. Basicamente vamos fazer tudo sem usar o computador e com menos de R$20. Confira alguns exemplos:

Shepard Fairey

May Day with Shepard Fairey from hypebeast.tv on Vimeo.


Swoon


D Face




O que vamos usar para fazer isso?

Tudo meio básico, talvez você tenha isso em casa mesmo:


1- Fita adesiva

não precisa ser daquelas muito largas, uma mais fina dá conta do trabalho

2- Tesoura ou navalha

3- Balde (pequeno)

para colocar a cola de farinha

4- Pincel grande

5- Posca pen ou algo para pintar

6- Folha A4 ou papel offset

não precisa comprar! Use um velho, salve as árvores :)



Passo 1

Primeiro, pegue as folhas e tente imaginar o tamanho do desenho que vai fazer, depois usando a fita adesiva una as folhas, mas faça isso com calma, cuidando para deixar as bordas alinhadas. Se não cuidar a colagem vai ficar uma bagunça.



Passo 2

Agora vem uma parte importante. Depois de colar as folhas e fazer seu canvas, você precisa verificar se cabe onde você vai colar o canvas.



Passo 3

Agora vamos cozinhar a cola!! Sim, o time do Abduzeedo vai ensinar designers a cozinhar também... brincadeira. A cola que vamos usar é feita com dois ingredientes:

1- 750 ml de água

2- 3 colheres de farinha


Ferva a água por 10min e então adicione as três colheres de farinha. Misture bem para não deixar criar bolas de farinha. Espere 10min e terá algo assim:

(Photo by B Zedan)

Agora espere esfriar e já pode usar a cola, só não a guarde por mais de 2 dias pois começa a feder. Se quiser guardar por um período maior, guarde na geladeira. Algumas pessoas sugerem colocar cola para ficar mais 'grudento', pode ser, existem várias formas de chegar a esse mesmo resultado. Essa que expliquei é a mais fácil e a que funciona bem com coisas leves como offset paper.



Passo 4

Agora que tem tudo encaminhado, vamos começar a desenhar. Desenhe no lado que não tiver fita adesiva. Fique a vontade para desenhar o que quiser, mas sugiro que não crie personagens com cabelo ou formas complexas, pois depois vamos recortar o desenho. Para o meu primeiro wheatpaste tentei fazer um verme, seguem algumas fotos do processo.



Passo 5

Apenas um lembrete antes de continuar:


Aviso: sabemos que nossos leitores são bem responsáveis por seus atos, mas vale reforçar que você não deve colar seu trabalho na propriedade de terceiros (paredes, grades, portões, etc).

Agora que a arte está pronta, vá até o lugar onde escolheu colar a arte. Sugiro uma parede sem muita textura, fica mais fácil para colar.


Usando a tesoura, comece a cortar seu desenho. Essa parte demora um pouco, depende muito do seu desenho.


Confira se a fita adesiva do outro lado do papel está bem fixada, não queremos colar errado depois de todo esse trabalho, então se precisar coloque mais fita adesiva.


Finalmente, comece a colar adicionando a cola no lugar onde vai colar a arte, então coloque a arte no local (faça devagar para não rasgar o papel). Adicione outra camada da nossa cola na arte... ela vai ficar bem grudenta.


Uma das melhores coisas nesse tipo de colagem é que você pode pensar nela como sendo um software com suas camadas, então basta adicionar elementos e se divertir!



Resultado Final

Bem, imagino que se você tentou fazer isso, se divertiu tanto quanto eu. Não fique chateado se seu wheatpaste não ficar perfeito, lembre que street art não está ligada a perfeição e sim a expressão. Para facilitar as coisas coloquei aqui um making of do processo :)


Broken Heart Wheatpaste Making of

Broken Heart Wheatpaste - Time Lapse from Marcos Torres on Vimeo.


About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.