Tudo bem pessoal? Dando sequência ao meu último tutorial, hoje nós vamos aprender mais algumas técnicas de stencil. Apenas caso você tenha perdido a parte um, você pode ver aqui. O foco do exercício de hoje são técnicas de múltiplas camadas e cores .

Bom, eu acredito que boa parte vocês fez alguns stencils desde a nossa última aula, então caso você sinta uqe esse exercícios estão um pouco simples, lembre-se de focar na técnica e não no resultado, isso é um mero exemplo.


Então antes de começarmos, aqui vão alguns materiais que vocês irá precisar:

1- Folhas de cartolina/papelão;

2- Estilete ao invés de tesoura (explicarei melhor depois);

3- Lápis, borracha e um caderininho;

4- Réguas;

5- Uma impressora preto e branco;

6- 3 cores diferentes de spray.



Stencils com mútiplas cores

Muitas pessoas me perguntam como eu consigo esse efeito, é bem ridículo, mas requer um pouco de paciência e tempo.


Vamos pegar um stencil que usamos no último tutorial, não precisa ser o stencil "paz" necessariamente, mas tente usar um com preenchimento mais sólido, você entenderá na sequência.


Vamos achar uma superfície para aplicar, eu peguei essa que já estava bem usada.



Eu já falei isso na lista de materiais, mas só para enfatizar: Para poder realizar esta técnica você precisa de pelo menos 4 cores diferentes de spray.


Eu fiz uma base sólida para dar mais contraste, você não precisa fazer isso caso sua superfície esteja limpa e branca.


Vamos simplificar o processo: você ira fixar o stencil na paredena mesma posição o tempo todo, se o você tirá-lo, você provavelmente pedrrá o ponto de aplicação e ficará horrível, então por favor prenda-o com uma fita adesiva para facilitar.


Vamos aplicar com calma a primeira cor, o truque aqui é mirar a borda do stencil, não o buraco em si. Dessa maneira você não pegará uma cor massiva, apenas gradações.


Aplique a segunda cor, use a mesma técnica.


Aplique a terceira cor, use a mesma técnica.


Aplique a quarta cor, use a mesma técnica.


Está feito, se você aplicou os procedimentos anteriores, você terá este tipo de preenchimento com mais de uma gradação de cor. Essa é uma técnica muito útil para conseguir texturas legais.



Stencils de múltiplas camadas

Quando eu digo camadas multiplas alguns de vocês devem relacionar diretamente Photoshop e Illustrator e eu sei o porquê, pois ambos os programas são construídos sobre a lógica de camadas, logo se você já está acostumado com eles, o seguinte processo criativo será fácil de compreender.


Formas básicas

Isso pode até parece chato, pois o resultado não é nada demais, mas vamos começar fazendo um stencil com múltiplas camadas usando formas básicas que nós já trabalhamos no último tutorial. Vocês conseguiriam me dizer como cheguei nesse resultado?


Deixe-me ser mais didático:

Vamos pensar como se fossem layers do Photoshop / Illustrator, quando você faz uma forma básica dessa você deve começar pelo preenchimento branco, logo a primeira layer é apenas silhueta. A segunda terá a borda preta, mas por favor não se esqueça de criar as ilhas e pontes como disse anteriormente.


É assim que o s seus stencils devem se parecer, é muito importante fazer essas formas com a mesmas largura e altura, a única coisa que as difere é o corte dos furos. Se você for faze-las digitalmente, depois imprimir e cortá-las, isso não será problema. Embora, se você estiver que fazendo isso manualmente, a primeira a coisa a fazer é pegar duas folhas de cartolina e deixá-las com o mesmo tamanho.


Então, desenhe as primeiras formas de stencil, faça os cortes.Agora pegue a primeira camada e ponha sobre a outra lâmina de cartolina, marque as formas com um lápis, quase como um stencil. Agora você tem as mesmas medidas como a primeira camada, só precisa fazer as bordas obedecendo as regras das pontes / ilhas.


Agora procure uma superfície, tente ahcar uma com textura, pois uma das coisas que queremos testar aqui é contraste, logo seria muito desnecessário aplicar em uma parede branca.


Aplique o primeiro stencil com um preenchimento branco e espere secar.


Agora esse passo é bem importante: Se você não cortou as bordas do stencil com a mesma largura e altura, você certamente terá problemas na hora de tentar acertar o stencil com camada de borda perfeitamente. Logo, se você não fez isso hoje, agora é a hora.


Sim, parecia mais simples do você imaginava, mas agora você nota que não é tão simples assim. Logo eu recomentdo que você tente exercícios similares a esses mais de uma vez antes de tentar fazer com mais camadas.



Mickey

Vocês lembram que nós tinhamos feito um Mickey? Eu ficaria muito feliz se você ainda tivessem esse stencil, já que agora nós tentaremos a mesma técnica com uma forma mais complexa.


Você provavelmente notou que a primeira camada é sempre a simplificação mais bruta do desenho. Na maioria dos casos, é apenas uma silhueta e no caso do Mickey aqui não é diferente.


A outra cama da é idêntica a que criamos no outro tutorial, caso você não lembre, dê uma olhada aqui. Não se esqueça de respeitar as regras de pontes e ilhas.


Faça a técnica que você se sentir mais confortável para produzir os stencils, eu sempre prefiro desenhar ao invés de imprimir, mas dai é uma preferência minha. Depois de ter feito os cortes, certifique-se que ambos os stencils possuem amesma largura e altura.


Agora só repita os procedimentos dos outro exercício: Aplique a primeira camada, espere secar, aplique a segunda camada e deu.






Stencil de quatro camadas

Ok Marcos, mas como eu faço um stencil de 4 camadas? Bem, quando mais camadas você usar, mais complexo será o resultado e o processo para chegar lá. Então vamos tentar algo bem fácil e depois você pode testar essa técnica com formas mais complexas se quiser.


Se você prestou bastante atenção, você provavelmente já notou como eu criei essa figura de olho. São apenas 4 camadas sobrepostas, eu fiz um esquema abaixo de como funciona:


Simples, não? Então aqui estão os cortes que você deve realizar. Você pode imprimir em 4 folhas e depois cortar ou pode fazer manualmente como mostrarei abaixo.


Então, foi assim que eu realizei manualmente: Primeiro eu cortei 4 folhas de papel com as mesmas medidas de altura e largura.


Na primeira eu desenhei uma círculo grande.


E depois realizei o corte.


Agora eu peguei outra camada e botei a anterior sobre ela, entnao desenhei um círculo menor dentro.


Realizei o corte dessa nova camada.


Eu repeti o mesmo procedimento para a camada da pupila, logo fiz uma sobreposição das duas camadas anteriores para não haver erro.


Novamente, realizei o corte.


Os reflexos dos olhos são um pouco chatos de realizar, já que parte deles está cobrindo as camadas anteriores. Logo, primeiro eu desenhei o pedaço que fica em cima da pupila.



Eu tirei os layers e desenhei o resto dos círculos.



Ok, então você deve estar se perguntando "Porque diabos eu criaria os stencils dessa maneira difícil?". Bem, eu sei que esse método parece ser mais difícil, mas pense que essa é a melhor maneira de prototipar e entender como irá funcionar depois, mesmo que você trabalhe como Illustrator e separe por camadas, você apenas verá se realemtne funciona depois que deixar mais tangível.


Então, agora você só precisa aplicar as camadas na ordem correta, por isso que eu as numerei antes, para não cometer erro na ordem de aplicação. Vamos começar com o preenchimento branco.



Faça o mesmo com as camadas vermelha e preta, uma coisa que você deve cuidar muito é o tempo de secagem, pois cada spray tem seu tempo de secagem e, é claro, isso também depende de tempo e da superfície. Quanto mais molhado e frio o tempo e quando menos porosa e lisa a superfície, mais tempo irá demorar para secar.




Não sei bem porque, mas mais de uma pessoa já me disse que o último stencil é sempre o mais complicado de aplicar. Acredito que seja porque ele é último depois de ter criado uma estrutura toda e você normalmente fica receoso de fazer um erro no final, e também porque ele costuma tapar todos as camadas anteriores e se você não cortou as lâminas com as mesmas medidas, você terá sérios problemas.


Bem pessoal, eu espero que todos tenham chegado até esse ponto, agora vocês estão prontos para fazer seus stencils com múltiplas camadas. Eu ficaria bem feliz de saber que minha dicas lhes ajudaram, qualquer coisa é só entrar em contato.


About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.