Oi pessoal, seguindo o lançamento do tão aguardado jogo Tomb Raider, hoje vamos mostrar um case study dessa ilustração feita pelo artista digital Marcelo Bastos. Marcelo é um artista de Fortaleza, Brasil com um foco em speed painting e desenho de personagens.

Vocês podem ver mais artes do Marcelo no seu perfil do Behance e na sua página do Facebook.


A ideia geral para essa ilustração foi pelo fato do grande lançamento do novo Tomb Raider, na qual sempre fui fã da franquia da mais famosa musa do mundo dos Games. Resolvi então fazer minha versão de Lara com base no seu novo lançamento.

Processo 1


Depois de definir a pose geral para a ilustração, é blocar todas as formas na composição. Sempre fazendo traços bem soltos a fim de moldar a imagem e sempre pensando na luz e sombra (por isso inicialmente o processo se dá em escala de cinza).


Processo 2


A partir daqui vemos alguns detalhes surgindo, como os cabelos e olhos, mas sempre trabalhando de forma geral. Inicialmente nunca me preocupo com detalhes finais da imagem, pois você acaba perdendo um certo tempo focando apenas em uma parte específica da ilustração.


Processo 3


Mudei um pouco o rosto da Lara, pois não estava ficando com uma simetria correta. Queria ela olhando firme. Usei os cabelos para focar mais no rosto, funcionando assim como uma moldura.


Processo 4


Como o ponto focal da imagem é o rosto, trabalhei detalhes em volta dessa área. Utilizei brushes de chuva e texturizados para o BG da imagem, assim como a ferramenta liquify, muito útil para pequenas correções na cabeça e face.


Final


Depois de toda a luz, sombra e forma definida em escala de cinza, crio uma nova camada em Overlay ou Color e aplico as cores selecionadas para o projeto. Depois de definir as áreas blocadas com as cores certas, dou um merge down nas layers e começo o processo de refinamento, sempre duplicando a camada depois de novas mudanças.


About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.