Essa é a sua chance de aprender truques com um ótimo ilustrador. Com um estilo incrível e bastante detalhado, Ahmed Alrefaie, também conhecido como owaikeO vai ensinar os passos da criação de sua nova peça "scribble". Esse tutorial é muito bom e vai mostrar grandes pontos e muita inspiração aos interessados.

Esse tutorial foi criado por Ahmed Alrefaie, o owaikeO. Para mais informações sobre seu trabalho visite owaikeo.com Esse passo a passo é destinado aqueles que tem interesse em saber como eu crio minha arte. Ele é bastante detalhado pois contém quase tudo (mas não tudo) que fiz na criação dessa peça. Antes de começar gostaria de mencionar aqueles que constantemente me perturbam sobre minha arte e dizem que gasto muito tempo nos meus trabalhos e que eles podem criar algo em apenas alguns dias, bom ... BOM PARA VOCÊ. Se você acha isso está esquecendo que arte envolve mais que artepropriamente dita, é todo um processo. Envolve criatividade, pensamento e evolução constante, paciência, trabalho duro e muitas outras coisas. Por isso demoro tanto para produzir meu trabalho, não quero deixar minha arte comercial. Gosto de criar, produzir arte, não quero criar arte para clientes consumirem pois isso levaria muito tempo. Agora que tirei isso da minha cabeça, vamos começar com as bases:

Eu uso um mouse da Apple, Photoshop CS3, a Pen Tool no photoshop, imaginação e muito tempo livre. Uso o Photoshop porque estou acostumado com ele e porque não gosto do Illustrator. Sei que posso deixar um trabalho com o tamanho que quiser, mas sinceramente, não pretendo pendurar meu trabalho em um outdoor. Não tem nada noillustrator que vai facilitar o meu trabalho. Nos últimos anos eu tenho encontrado formas diferentes de melhorar meu estilo, mas até o momento, os passos abaixo seguem meu processo recente de trabalho:

Como podem ver, todo objeto tem uma 'closed outline' (significando que o ponto A segue direções diferentes e se conecta novamente ao ponto A) e todos os outlines (contornos) são criados com 'solid black color' (cor preta sólida). Esse contorno é então preenchido com uma cor sólida (não uso gradientes) e faço uma sombra, esse passo leva um bom tempo. Uma forma básica leva 3 formas principais para ter uma aparência de vetor. Do mesmo modo, a iluminação é muito semelhante, mas vale para cores claras. E finalmente, para alguns objetos uso textura, e eles são feitos criando pequenas formas pretas e as posicionando sobre um determinado objeto. Não uso imagens ou nada mais fora doPhotoshop, uso apenas a pen tool . Portanto, como um exemplo, mesmo uma pequena gota de água que você mal pode ver no meu trabalho, tem um contorno, cor base, formas, luz e provavelmente textura. Agora que essa etapa foi feita, vamos começar nosso artwork :)

1) Esse trabalho começou com rabiscos sem sentido enquanto eu navegava na internet. Eu geralmente tenho uma pilha de papel na minha volta para o caso de ter uma idéia. Contudo, nesse caso estava apenas rascunhando sem saber direito o que estava fazendo. Depois de um tempo, eu pensei "porque não fazer um cara de papel?" e então tive a idéia de que o rosto dele seria feito de papel de forro amarelo, e assim nasceu minha peça. 2) Quando finalmente me decidi, comecei meus rascunhos dos contornos no photoshop, e estava extremamente desesperançoso pois não estava indo bem. Esse cara parecia um fracasso, mas me esforcei porque estou cansado de usar celebridades como referência e decidi fazer um trabalho 100% livre de referências.

3) Nunca fiz nenhum curso de arte e também por não ter grandes conhecimentos da anatomia humana, passei um certo trabalho para fazer esse cara. Ficava olhando para os meus braços e prestava atenção no quanto eles eram diferentes em comprimento e espessura das minhas pernas, foi um processo que tive que para pois esses pensamentos e comparações estavam de deixando louco. As grandes linhas cinzas e os círculos foram criados como plano e indicação do tamanho e da posição dos braços e pernas. 4) Inicialmente pensei em fazer um pescoço parecendo um canudo, mas mais tarde decidi fazer como se fosse um lápis. Nessa etapa eu estavaexperimentando com os braços e outras partes. Eu tentei arduamente fazer esse cara de papel um possível personagem, como ele não foi construído nessa posição, foi construído em pé e depois sentou. O que quer dizer que ele não é uma escultura e que pode se mover. Claro que isso não foi fácil e eu não fui muito bem sucedido com isso.

5) Careca não estava muito legal e era hora de colocar algum cabelo. Precisava ser simples já que ele tinha uma cabeça cúbica enorme, então 'spiky' era a melhor opção. 6) Um acessório que combina com alguns tipos de personagem, grandes headphones. Tive muitas idéias para eles mas decidi fazê-los de papel também, era um desafio pois precisava fazer headphones parecerem de papel sem detalhar muito.

7) Mãos humanas não teriam caído bem, então escolhi algo que combinasse com o look cúbico do personagem. Quatro dedos pareciam uma boa opção, e como já falei, não tenho muitas noções de anatomia, foi bem complicado fazer as mãos! 8) Para as pernas resolvi optar por calças dobradas pois se tivesse elas em todo o comprimento das pernas os joelhos poderiam parecer um pouco "inflexíveis". E também precisava mostrar um pouco m ais de pele de papel amarelo para criar um balanço.

9) Continuei o processo desse personagem mesmo pensando que ainda não tinha uma idéia muito clara de onde estava indo com ele. Queria que o personagem ficasse centralizado na imagem, mas ficando no centro, qualquer objeto ou personagem perde um pouco da dimensão, então tinha um problema com as pernas, queria que elas ficassem separadas e espaçadas, mas como podem ver, não ficou bom, então fiquei testando outras opções, fiquei chateado e fechei ophotoshop (acontece muito!)

10) Encontrei uma solução! Dobrei a perna e a movi levemente para trás, assim pareceu funcionar, especialmente depois de adicionar os tênis de papel :) 11) Como eu adoro detalhes, achei que uma mochila de papel seria necessária para colocar mais coisas nesse cara, então fiz a mochila. Apesar de eu ter demorado para decidir, fiquei 'mostrando' e 'escondendo' essalayer e isso é um pouco frustrante. Detalhes vem com consequências, se eu não gosto de uma pequena coisa eu não posso simplesmente seguir, tenho que arrumar o detalhe e isso consome tempo, muito tempo.

12) Cor! Agora, antes de pensar que eu possa ter pulado alguns passos, volte a parte do estilo e processo da página um. A cor base é amarelo, coloquei 4 tons e 3 luzes. Para as luzes usei gradientes para deixar mais suave. Então adicionei um pouco de textura usando pequenas formas e as alinhei como se fosse papel de verdade. Agora tem outros mínimos detalhes como arranhões e manchas, e eles são todos derivados do mesmo processo. As fitas também, consistem emline art, 3 layers de tons, (sem luzes) elas são substituídas por pequenos pontos representando luz. Sei que sombras nem são realmente vistas na vida real para fitas mas no meu trabalho é necessário pois assim criamos um tipo de apego com o objeto "colado com fitas" e nesse caso é o rosto dele. Tive vários problemas com a cor, já que a peça seria colorida, tinha que estudar e experimentar com as cores para ver o que melhor combinava. Algumas vezes as cores que combinam parecem feias depois de pintadas, então voltei e troquei as cores. Terminar um objeto não significa que elerealmente está pronto, a não ser que todo o restante também esteja pronto.

13) Comecei a colorir pela mão e mais uma vez segui as mesmas linhas mencionadas antes. Não deixo o papel branco realmente branco, deixo ele um pouco cinza para dar mais profundidade. Já que isso é papel, não queria que ele estivesse em branco, queria que parecesse papel usado que depois se transformou nesse cara e nesse caso ele precisava fazer compras, feijão,corn flakes e leite. 14) Fui então para o colarinho, onde você pode ver que tem papel pink caindo do cabelo pink do cara, então não é profissional fazendo um cara de papel e sim um cara fazendo um outro cara de papel. Fui então para os headphones e essa parte foi um tanto desafiadora pois a escolha das cores foi difícil mas acabou ficando bom. Por fim os primeiros estágios da camiseta azul, você pode até ver os tons ainda em processo e espero que isso dê uma idéia de quanto tempo levo para fazer essas coisas.

15) Usando o mesmo processo, continuei com os braços e a camiseta. Primeiramente a camiseta foi irritante, as vezes parecia muito reta, lisa e algumas vezes muito detalhada. Fiquei testando texturas para conseguir dar a aparência de papel. Usei a mesma textura (que fiz) para papel branco e amarelo, o restante do papel, como o azul, pink, marrom, etc tem uma textura diferente pois são mais grossos. Por estarmos falando de papel, queria que ele fosse um pouco transparente, mas isso me trouxe mais problemas pois não tinha certeza da cor que usaria para o background ou de que ele seria feito, então usei essa técnica de criar linhas, preto sólido e baixa opacidade dão a você um ar de 3d no trabalho. Adicionei ainda umlayer branca e reduzi ainda mais a opacidade da fonte de luz para dar ao 3d mais profundidade.

16) Agora chegou a hora de colorir o outro braço e a mão. Segui o mesmo processo mas é claro que para ficar bonito e para manter o interesse, inventei coisas novas. Nesse caso, o braço amarelo tinha papel branco nele e se olhar de perto verá que é um mapa. Eu queria que o trabalho ficasse com umlook um pouco ingenuo, como talvez você tenha visto dos meus outros trabalhos, gosto de fazer coisas quebradas e fora do lugar, não tem nada de interessante em um jarro certinho, mas sequebrá-lo, tem várias opções artísticas para fazer nele, o fato de quebrar já é arte. 17) Voltando ao primeiro braço, dei a esse cara uma tattoo feita de caneta azul e alguns outros rabiscos. A camiseta azul tem pequenos pedaços de papel branco e novamente indica que, primeiro: adoro detalhes, segundo: quem fez isso não é um pro.

18) Calças! Encontrei muitas decisões difíceis fazendo as calças, as cores não foram fáceis. Como esse cara tem uma camiseta azul, seria estupidez colocar jeans e também não posso usar preto porque é muito escuro e não me dá a opção de rabiscos. Então depois de alguns ataques de nervos escolhi uma calça roxa. Pintei a calça e comecei a adicionar coisas. E aqueleiPhone me custou bastante tempo, até rabisquei os ícones das aplicações, e sim, o ícone do calendário diz "27". 19) Como nos braços, as pernas seguiram o mesmo processo. Fiz um pedaço de papel no topo, como se uma criança tivesse desenhado ele. o problema é que ele é muito detalhado e chama muito a atenção, tirando um pouco o foco geral da imagem. Fazer arte detalhada não é fácil pois tenho que garantir que o trabalho fique bom com ou sem zoom, e esse pequeno desenho de longe ficou feio.

20) Depois de terminar as duas pernas e o resto dos rabiscos e adesivos, fui para os sapatos. Não acho que tive problemas com eles pois gostei do formato deles, e não tinha muito mais a fazer. Você pode notar uma aparência um pouco molhada em algumas áreas e isso é para ser apenas cola e ao mesmo tempo também quis mostrar que esse cara passou por algum lugar com um pouco de água, não muito ou todo o conjunto teria tido problemas.

21) Agora é hora de fazer algo auxiliar, e pelo fato de eu nunca ter criado um cachorro antes, aqui vai o primeiro. Comecei esboçando a palavra "cachorro" e vendo várias opções de cachorro e analisando seus detalhes, fui então aophotoshop e criei uma lineart. Claro que não foi assim, BANG e fiz a lineart. Passei um bom tempo deletando e criando, e isso levou dias. Como falei, não consigo seguir em frente quanto algo me incomoda . Como pode ver ele não tem nariz, achei que fazer ele de rabiscos no papel seria mais criativo. Depois pintei ele da mesma maneira que pintei o cara amarelo.

22) Agora é hora de fazer uma guitarra. Como você já deve ter percebido, não sei onde isso vai dar, mas pensei que uma guitarra de papel seria legal. Fiz isso e mais uma vez levou dias, tive que estudar olook e os detalhes de guitarras e testar com diferentes formatos e depois de pronta, colori.

23) O chão foi uma parte difícil pois contém muitos detalhes e tive que garantir seu look e blends com o personagem em termos de sombras e até mesmo de peso, você pode ver que o chão estava um pouco sujo. Como a cena é toda de papel, criei um papel azul representando água embaixo da guitarra dele, e para manter um visual legal que ficasse de acordo com o navio, tudo fez sentido. Tem ainda o sorvete, que eu queria que se destacasse, queria que a cor fosse realista Já que não podia optar por chocolate, escolhi creme, que é melhor em todos os sentidos!

24) O chão ainda não estava pronto pois eu continuava "indo e vindo" já que as coisas mudam quando adicionamos novos objetos e cores. Fui então para a parede e fiz o mesmo processo. Aqueles dois pombos foram difíceis de criar pois são de papel e precisam passar essaaparência . As cores também foram um desafio, cinza os matava e o colorido ficava muito colorido. Então adivinhem o que aconteceu? Fechei oPhotoshop. (risos)

25) Os pombos foram coloridos e para mudar um pouco fiz uma impressão azul de uma casa embaixo deles. Como não sei nada de arquitetura, eu pesquisei no google como essas impressões se parecem, material, cor e linhas, então criei minha própria casa. 26) Para complementar e dar mais vida a cena, adicionei uma criança. A criança foi feia desde o início, ela tem os mesmos princípios do outro cara mas mesmo assim não copio nada, exceto texturas. Quero que todos os objetos sejam únicos. Para olaptop , queria um branco, mas como a estrutura abaixo dele é branca, tive que fazer um cinza. Como já comentei, cores são sempre um desafio.

27) SIM é um 27! Comecei a ter uma visão mais vívida da cena. Fiz uma rua e um clássico MINI. Isso foi um pouco complicado de criar devido a complexidade das linhas e das cores. A razão porque escolhi a traseira do carro é para o observador não perder o foco da parte principal da peça que é o personagem. Dito isso, uma das principais meta do meu trabalho é fazer com que o observador olhe mais, talvez como o "Onde estáWally" de Martin Handford. No meu caso, onde está 27?, onde está o peixe? etc.

28) Criei uma casa e isso envolveu muitos desafios como o look e a cor. Queria que ela fosse uma casa tradicional e assim a fiz, tive um certo trabalho com as cores, especialmente nas janelas, queria algo mais colorido, mas muitas cores não dariam olook de papel que queria, então escolhi papel branco com linhas. 29) Além da casa fiz uma garagem. Mesma coisa, o look de graffiti ainda não estava finalizado, tentei coisas diferentes e várias vezes sem ser muito detalhado sendo detalhado.

30) Outra casa e poste luz. 31) Essa construção foi complicada pois ela está logo atrás do cara, o que significa que está no centro da imagem, perdendo a dimensão. Apesar de não ser realista, fiz de conta que a construção estava ali para dar mais espaço e para compor a parte de trás da cena.

32) Fiz um prédio atrás para dar uma sensação de profundidade e escala da cidade/vila. 33) Decidi então colocar um pouco de fumaça na chaminé... fez mais sentido. Primeiro estava testando e não tinha certeza se deveria colocar a fumaça até o topo do trabalho ou se colocaria apenas um pouco de fumaça. O visual de dinossauro da fumaça foi umacoincidência, não planejei isso, apenas segui o fluxo.

34) Nuvens um tanto peculiares, dividi o céu em duas partes de papel azul como se elas estivessem atacando uma a outra. Como você pode ver eu sempre gosto de dar um toque "imperfeito" nas coisas. Se elas estivessem ali perfeitamente coladas/arranjadas, onde estaria a graça? E quem notaria que elas eram dois pedaços de papel? 35) Hora do céu azul. Tudo estava indo bem não fosse aquele avião. Fazia mais sentido um avião branco, mas como quase tudo no céu era branco, tive que fazer ele em amarelo. Mais tarde fiz algumas alterações em coisas menores, incluindo a fumaça atrás do avião, eu a deletei. E isso é tudo! Agora como você sabe, usei photoshop e por isso tenho que fazer o famoso merge layers para que o Photoshop funcione bem. Para evitar perder as layers sempre salvo uma nova cópia e mantenho as layers em arquivos separados. Portanto, esse projeto consiste em 32 arquivos que evoluíram para a seguinte imagem:

About the author of this post

My name is Paulo Canabarro, I'm a passionate freelance web designer paulocanabarro.com and enthusiastic blogger here at abduzeedo. Catch me designing Wordpress Themes. Say hello on twitter @paul0v2.